dc.contributor.author |
Dantas, Rafael de Macêdo |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-05T21:50:49Z |
|
dc.date.available |
2018-04-05T21:50:49Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-22 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16057 |
|
dc.description |
DANTAS, Rafael de Macêdo. As leis da termodinâmica nos livros didáticos de física e o conhecimento cumulativo, linear e socialmente neutro. 2017. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A análise dos conteúdos de Física nos livros didáticos é uma forma de melhor compreender como o ensino dos conceitos dessa ciência estão sendo abordados na sala de aula. Compreendendo a complexidade do ensino de Física no ensino médio, buscamos fazer uma análise da história da Termodinâmica, especificamente sobre as primeira e segunda leis. Com a produção de um recorte histórico dessas leis foram analisados os acontecimentos que deram origem aos principais conceitos da Termodinâmica nos séculos XVIII e XIX. O objetivo desse recorte foi adquirir uma base para analisar os livros de Física na procura de possíveis equívocos históricos reproduzidos nos livros didáticos que podem influenciar a maneira como o estudante vê a construção do conhecimento científico, e consequentemente podem provocar visões deformadas da ciência. É importante mostrar que tal construção não é produção de apenas um cientista, pelo contrário, é um trabalho de cooperação de várias pessoas mediante diferentes perspectivas. Os livros analisados fazem parte da relação das coleções aprovadas no PNLD-2018. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Termodinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.title |
As leis da termodinâmica nos livros didáticos de física e o conhecimento cumulativo, linear e socialmente neutro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |