Resumo:
Esse artigo tem como objetivo fazer um analise a respeito do ensino de historia, a prática do professor e das metodologias usadas no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir o objetivo levou-se em consideração a experiência vivenciada no estágio supervisionado I na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus, na cidade de Riachão/PB. Foi realizado levantamento bibliográfico e, principalmente, algumas observações com intuito de analisar como está o ensino de história, mais precisamente, no ensino fundamental II. Conclui-se que o ensino tradicional ainda prevalece em muitas salas de aula de história e, quanto aos professores, eles preferem manter as práticas tradicionais, porque não conseguem usar outros meios ou recursos tecnológicos. Sendo assim, eles têm sido desmotivados pelo sistema de ensino e pela rotina do dia-a-dia na sala de aula. No entanto, também quero salientar que, a educação é necessária na vida de cada um de nós, sendo assim, a escola é o segundo ambiente mais importante em nossas vidas. Pois é ela que nos prepara para o futuro, onde adquirimos o conhecimento necessário para enfrentarmos os obstáculos que surgem em nossos caminhos a cada momento. Com isso, a missão do educador não é apenas passar conteúdos, mas transformar o aluno em um ser crítico, preparado para disputar um espaço dentro da sociedade. Para tanto, utilizamos algumas metodologias para obter dados da pesquisa, como a prática do estágio I, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Foram utilizados também na pesquisa autores como Bittencourt (2011), Goodson (1996), Fonseca (2009), entre outros que serão mostrados mais adiante.
Descrição:
CUNHA, F. P. da. Reflexos sobre o ensino de História na Escola Menino Jesus no Fundamental II. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.