Resumo:
Durante o século XX a historiografia abriu o campo de pesquisa do/a historiador/a, com isso foi possível o estudo sobre os mais variados temas como forma de entender as relações de masculino e feminino no mundo. Durante muito tempo as mulheres sofreram e ainda sofrem por causa do machismo, nessa perspectiva foi muito importante o surgimento dos movimentos feministas, para que as diferenças entre homens e mulheres fossem diminuídas com o passar dos anos. Nesta artigo analisamos o livro da autora Chimamanda Nigozi Adichie Para educar Crianças feministas com a proposta de entender quais argumentos ela utiliza para explicar as relações de gênero da contemporaneidade, para, além disso, ver quais são as aproximações existentes entre o ensino de História e as relações de gênero, no ensino escolarizado, mostrando também a importância de ministrar conteúdos sobre o feminismo e verificar quais as dificuldades que professores/as enfrentam para inserir tais temáticas nas salas de aula do ensino básico, nesse sentido buscamos compreender como o ensino de História pode conscientizar os jovens sobre como as relações de gênero são desiguais na sociedade e é fruto de uma construção sociocultural, sendo assim, contribuindo para a diminuição das diferenças entre homens e mulheres na sociedade, uma vez mostrada essas dificuldades proponho o uso do livro, como instrumento para trazer esses debates aos jovens que estão em formação.
Descrição:
SOARES, A. M. X. Assim falava Simone de Beauvior: ensinando gênero na sala de aula em tempos de dificuldades. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.