dc.description.abstract |
As quadrilhas juninas passaram por um processo de ruptura em relação a seus elementos de tradicionalidade, tornando-se, assim, um produto da mercadoria do espetáculo. Sendo assim, surge a nossa problemática, construída sobre os seguintes questionamentos: (1) como e qual o porquê dessas transformações? (2) Que necessidades surgiram para que as quadrilhas juninas passassem por esse processo de ressignificação, no qual o tradicional perdeu o seu lugar para o estilizado? Para tanto, cumprimos com o objetivo de compreender os fatores que influenciaram nesse processo de espetacularização, no qual a sociedade capitalista e midiática inseriu as quadrilhas juninas, relacionando-as com os aspectos econômicos, culturais e históricos, para que, dessa maneira, possamos compreender as possiblidades de ruptura do tradicional para o estilizado. Para sustentarmos nossa investigação, usamos os fundamentos da sociedade do espetáculo de Debord (1997), a noção de descontinuidade histórica de Foucault (2010, 2012), dentre outras bases teóricas. Metodologicamente, foi feita uma análise a partir de imagens, que nos apresentam o processo de acontecimento de espetacularização das quadrilhas nas festas juninas. Como resultado, foi constatado que as quadrilhas juninas estilizadas compreendem o acontecimento da dança como mercadoria do espetáculo. |
pt_BR |