UEPB - Repositório Digital

Formação de preço de venda no comércio varejista de medicamentos à luz da competição e regulação: um estudo de caso múltiplo no município de Sertânia- PE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gesiane Rodrigues
dc.date.accessioned 2018-04-12T16:21:11Z
dc.date.available 2018-04-12T16:21:11Z
dc.date.issued 2017-12-18
dc.identifier.issn CDD 657.42
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16192
dc.description SILVA, G. R. Formação de preço de venda no comércio varejista de medicamentos à luz da competição e regulação: um estudo de caso múltiplo no município de Sertânia- PE. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A fixação do preço é um complexo processo, gerencia-lo não é tarefa fácil. No que diz respeito à formação de preço dos medicamentos, foi pesquisado a forma como o comercio varejista no setor de medicamento, gerencia o preço, considerando fatores de competição e regulação. O presente trabalho teve por objetivo investigar como quatro farmácias gerenciam o preço levando em conta fatores de regulação e competição no munícipio de Sertânia – PE, como também capturar a percepção do gerente sobre o assunto. Para isso a pesquisa valeu-se da técnica de cotação de preços, de um único medicamento de marca e genérico, em diferentes estabelecimentos, como também na aplicação de questionário para discutir as evidências da entrevista com base na literatura específica levantada sobre tema. A pesquisa é caracterizada como estudo multicaso, de natureza qualitativa e o método utilizado foi o empírico- analítico. Quanto à técnica de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo das entrevistas obtidas por meio do questionário aplicado. Os resultados evidenciaram que há uma variabilidade de preço significativo de um único produto, da mesma marca, em diferentes estabelecimentos e que a percepção do gerente, no que se refere a preço de venda é muito limitada e que o modelo utilizado para precificação não é suficiente para um bom modelo de gestão de preços. pt_BR
dc.description.sponsorship Mamadou Dieng pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação do preço de venda pt_BR
dc.subject Comércio varejista pt_BR
dc.subject Setor farmacêutico pt_BR
dc.subject Regulação de medicamentos (Brasil) pt_BR
dc.title Formação de preço de venda no comércio varejista de medicamentos à luz da competição e regulação: um estudo de caso múltiplo no município de Sertânia- PE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta