UEPB - Repositório Digital

Formação de professores: práxis da educação geográfica na escola normal de Alagoa Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Jonathas Eduardo Domingos
dc.date.accessioned 2013-08-19T15:38:16Z
dc.date.available 2013-08-19T15:38:16Z
dc.date.issued 2013-08-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1622
dc.description MORAIS, J. E. D. Formação de professores: práxis da educação geográfica na escola normal de Alagoa Grande - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A presente análise fundamenta-se na constatação dos problemas que afetam a educação brasileira como um todo e o ensino de Geografia, em particular, mostrando a necessidade de superar os motivos que levaram esta disciplina a ser tratada com tanto descaso nas escolas. Tendo em vista o conhecimento destas questões, decidiu-se investigá-las com maior profundidade a partir da contribuição dos alunos do Ensino Médio, Modalidade Normal, da Escola Normal Estadual Ministro Oswaldo Trigueiro de Melo, em Alagoa Grande, PB, objetivando fazer o resgate das práxis vividas pelos formandos da Escola Normal de Alagoa Grande quando foram alunos do Ensino Fundamental, na área de Geografia, e relacioná-las com a percepção da importância da Geografia Escolar nas séries iniciais, identificando o descompasso existente entre os objetivos da Geografia escolar e as práxis vivenciadas. Os procedimentos metodológicos aplicados a esta pesquisa possibilitaram a elaboração de importantes reflexões quanto à pratica pedagógica em Geografia, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, além de colaborar na formação geográfica dos futuros professores para que possam assumir uma postura de comprometimento com a disciplina para que, de fato, a mesma cumpra com seus objetivos curriculares. Em suma, permitiu-se concluir que os professores possuem inúmeras dificuldades téorico-metodologicas quanto ao ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental provenientes das lacunas deixadas durante a formação, por consequência proporcionando atitudes de negligenciamento da disciplina no ambiente escolar, fatos não isolados mas que permitem uma análise do processo de formação dos professores e sua relevância qualitativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Fábio Dantas da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.title Formação de professores: práxis da educação geográfica na escola normal de Alagoa Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta