dc.contributor.author |
Brito, Lígia Ferreira Nunes de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-18T12:04:05Z |
|
dc.date.available |
2018-04-18T12:04:05Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16234 |
|
dc.description |
BRITO, L. F. N. de. Geografia: estágio supervisionado preparação para docência, ensino fundamental e EJA - Relato de vivências. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo trata do relato de experiências do Estágio Supervisionado. Este momento no curso considerei como fundamental, pois foi onde começou a realmente, se estrutura a questão da docência, pois no decorrer das etapas o processo de ser professor sai da teoria e foi vivenciado dentro das atividades práticas. A disciplina de estágio supervisionado, ofertada pelo curso de graduação de Licenciatura Plena em Geografia, é requisito obrigatório para a grade curricular, mas merece destaque ainda maior, principalmente no que se refere à aproximação efetiva do ambiente escolar para os futuros professores, e o processo em que se aliam os conhecimentos teóricos aos práticos. Neste caso nos referimos à experiência em sala de aula do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora e cheia de novos significados para a formação dos futuros profissionais de ensino. Serão explicitadas as etapas principais do processo da prática da disciplina que fora realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia; desde o primeiro contato com a escola até o encerramento das atividades. Como referência bibliográfica alguns autores nos acompanharam nas reflexões e planejamentos tais como Pimenta (2010), Freire (1970), Silva (2011), entre outros. Concluímos que há uma importância essencial na práxis educativa que fora vivenciada através do estágio supervisionado. Utilizando a forma qualitativa observou se que se levou para o pessoal que estiveram na área do estágio, à reflexão e compreensão de sua intervenção no espaço em que vivem. Assim, foi construído possibilidades para a compreensão da teoria e a realidade escolar a qual estivemos inseridos. Neste sentido, percebemos que os saberes responsáveis pela formação de um professor de geografia, em sua totalidade, vão muito além daqueles adquiridos na academia (pedagógicos e científicos), eles são mais amplos e complexos e se organizam a partir do sentido de ser e estar professor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francineide Pereira Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Geografia: estágio supervisionado preparação para docência, ensino fundamental e EJA - Relato de vivências |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |