Resumo:
Atualmente o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas ainda
carrega consigo uma deficiência muito grande na educação, fator herdado desde a
época colonial. As diferenças sociais, econômicas e regionais, somadas a
descontinuidade das políticas educacionais e a falta de compromisso dos
governantes com os professores em todos os níveis e modalidades de ensino, são
fatores que persistem e prejudicam o desenvolvimento da educação do país. O
sistema público de Educação Básica não dispõe de dados sobre a oferta e demanda
por vagas que estejam organizados, integrados e vinculados ao território ao qual
administram. Na Prefeitura Municipal de João Pessoa, assim como boa parte dos
municípios brasileiros, ainda não existe estudos sistemáticos capazes de identificar
a demanda da rede municipal de ensino. O Planejamento para a construção de
novas unidades é baseado muitas vezes na disponibilidade de terrenos públicos e
nas solicitações da população que, desde 2005, conta com sua representatividade
na gestão através do Orçamento Democrático. Desta forma, o presente artigo tem
como objetivo analisar se tais procedimentos são satisfatórios para indicar a
necessidade de ampliação, ou não, da rede de educação infantil em Mumbaba -
João Pessoa PB, e como as técnicas de geoprocessamento podem subsidiar esse
tipo de planejamento.
Descrição:
CARDOSO, E. C. M. Geoprocessamento enquanto ferramenta de análise
na viabilidade da expansão da rede de educação infantil
de Mumbaba – João Pessoa – PB. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.