Resumo:
Com a promulgação das leis da diversidade cultural o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tornou-se obrigatório nas redes públicas e privadas de ensino. Neste contexto o objetivo deste trabalho é discutir acerca dos currículos escolares, se, e como ocorre a implementação das leis nas escolas públicas por parte dos professores das distintas áreas de formação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário. Na bibliografia apresentou-se discussões de pesquisadores da área de educação das relações étnico-raciais, tais como: Gonçalves (2004), Fleuri (2003), Silva (2003) e Candau (2011). O questionário foi destinado aos professores de duas escolas uma estadual e outra municipal, da cidade de Solânea-PB. A elaboração do trabalho possibilitou constatar a falta e a importância da implementação das leis: LDB Nº 9394/96, Nº 10639/03 e Nª 11645/08, tanto para o alunado quanto para toda a sociedade brasileira como forma de conhecer a diversidade cultural existente no país, combater o preconceito e a discriminação racial.
Descrição:
PEREIRA, C. V. C. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na prática de professores da escola pública. 2017. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.