Resumo:
O presente artigo tem como objetivo perceber como são lançados olhares, e discursos sobre os corpos construídos e moldados conforme os padrões estabelecidos na contemporaneidade por meio dos discursos de poder e controle associados ao ideal da saúde e boa forma que pretende governar os gestos e corpos dos indivíduos que os meios midiáticos cinema, revista, comerciais programas televisivos panfletos publicitários dentre outros insistem em exibir os corpos definidos e magros como modelo de referência a serem atingidos. A pesquisa tem o recorte temporal entre as últimas décadas do século XX e início do século XXI. Ao longo do texto podemos perceber a estética masculina sendo enquadrada na busca por esse “ideal” de corpo sarado malhado. Desde de cedo, são impostos discursos que controlam e regularizam os corpos, observamos isso através dos brinquedos infantis no jogo de sedução que vão incentivando as crianças a buscarem uma estética considerada “ideal”. A todo instante, a mídia insistente em pregar um corpo cada vez mais magro, forte e sarado. Como fonte durante a pesquisa foram analisados os depoimentos dos alunos frequentadores de academia, educadores físicos e proprietários da cidade de Guarabira, apresentam-se também alguns anúncios publicitários tais como capas da revista Men’s Health (do ano de 2010 a 2015), imagens que apontam um padrão estético que se torna anseio a ser atingido pelo público masculino que deve ser magro, sarado e definido como representado nas entrevistas realizadas nas academias e nas imagens trabalhadas ao longo do texto.
Descrição:
SALUSTIANO, D. P. A. As academias de ginásticas de Guarabira e a construção dos corpos masculinos "sarados". 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.