dc.description.abstract |
O projeto político-pedagógico é um documento norteador que engloba objetivos, valores, metas e ações de cada unidade escolar a ser executada durante o ano letivo. Neste sentido, a escola é uma instituição social responsável pela aprendizagem cognitiva, preparação para o trabalho e formação para a cidadania. Uma educação de qualidade direcionada para conquista desses objetivos demanda meios para a sua concretização. Deste modo, a gestão participativa é um elemento fundamental para a consolidação do projeto político-pedagógico nas unidades escolares e, consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a maneira como as instituições são organizadas, com poucas mudanças em relação a espaços de discussão e reflexão, revelam a separação entre a teoria e a prática. Neste sentido, procuramos elucidar a seguinte questão: a gestão participativa é suficiente para a construção e consolidação do projeto político-pedagógico na escola? Nessa perspectiva, buscamos investigar se a gestão participativa é meio para a consolidação do projeto político-pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Flaviano Ribeiro, situada no município de Dona Inês – PB. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se como qualitativa em educação, incialmente bibliográfica, posteriormente exploratória, culminando em uma pesquisa de campo. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi à aplicação de questionário semiestruturado, com questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora e o conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Flaviano Ribeiro, situada no município de Dona Inês – PB. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de: Libâneo (2008), Lück (2010), Vasconcellos (2010), Veiga (1995), Ferreira (2006) e Prado (1995) e outros que discutem gestão escolar participativa e o Projeto Político Pedagógico. Os resultados prováveis desta pesquisa apontam a necessidade da superação da dicotomia entre a incompatibilidade da cultura organizacional da escola e os princípios da gestão participativa que impedem a consolidação do projeto educativo. Dessa forma, sugerimos que a elaboração do projeto político pedagógico deve ser realizada de forma conjunta entre direção, professores, alunos e comunidade para que suas propostas se concretizem no ambiente escolar. |
pt_BR |