UEPB - Repositório Digital

Análise de erros: Onde estão as maiores dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jonatas Romero
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:14:10Z
dc.date.available 2018-04-23T18:14:10Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16401
dc.description OLIVEIRA, J. R. Análise de erros: Onde estão as maiores dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar os erros cometidos pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Raul Córdula, situada na cidade de Campina Grande na Paraíba, quanto aos assuntos decorrentes do ano, assim como também, nos assuntos básicos, como as quatro operações básicas. A motivação dessa pesquisa surgiu após realizar o estágio supervisionado nessa escola, perceber a dificuldade dos alunos quanto á assuntos da base, como as quatro operações básicas, tendo em vista que eles sabiam o conteúdo decorrente, porém tinham grandes dificuldades nas operações, o que nos preocupa e nos leva a refletir sobre onde está a verdadeira dificuldade, se com os alunos de aprender tal conteúdo, ou com os professores de ensinar tal forma que eles possam compreender. Assim, a questão norteadora foi: As principais dificuldades dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Raul Córdula, em Campina Grande, está nos conteúdos decorrentes do ano, ou nos assuntos da base como as quatro operações básicas? Para responder a essa pergunta nos apoiamos teoricamente em Souza Júnior e Barboza (2013) numa primeira parte falando sobre o ensino e aprendizagem, assim como também em Cury (2007) na segunda parte abordando análise de erros. A pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que pauta-se em uma análise da produção escrita dos alunos em relação aos erros cometidos, composta por três momentos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Concluindo, portanto, que as dificuldades encontradas nos alunos estão tanto nos assuntos decorrentes do ano, como também em assuntos bases, como relação de sinais, tendo em vista que suas motivações para estudar matemática estavam em tirar notas boas para passar, e não estudar para aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Análise de erros pt_BR
dc.subject Operações básicas pt_BR
dc.title Análise de erros: Onde estão as maiores dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta