Resumo:
Este trabalho analisou as ideias sobre a ludicidade como prática pedagógica enquanto processo de aprendizagem na Pré-Escola Municipal Tio Patinhas, em Caiçara/PB. Essa pesquisa se deu a partir do Relatório de Estagio Supervisionado II (Educação Infantil), nos anos iniciais (Pré-Escolar I), representado por crianças entre 4 e 5 anos de idade. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma caracterização geral da Unidade Escolar, seu quadro humano, turmas e processos pedagógicos de aprendizagem. Em se tratando da ludicidade, utilizamos brincadeiras, oficinas, música, confecções e jogos no processo de estimulo a aprendizagem, considerando a direta relação entre os eixos temáticos para a Educação Infantil: i) Linguagens; ii) Matemática; iii) Identidade e Natureza; iv) Arte e movimento. A base teórica envolveu autores como: (LOPES, 2006); ( GUSSO, 2005); ( VIGOTSKY, 1998, 2003); Além de
outro autores escolhidos, trabalhamos com PPP da Escola, além de outros documentos oficiais do MEC ( LDB Lei 9394/96); (PCN‟s, 1997) Parâmetros Curriculares Nacionais, (BNCC, 1998) Base Nacional comum Curricular, (RCNEI, 1998) Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (DCNEI 2006) Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil. Dentro do método de análise, trabalhamos com a pesquisa empírica com observação direta e processo de intervenção pedagógica, dos quais foi possível colher os dados para a análise qualitativa.
Descrição:
COUTINHO, M. G. P. A ludicidade no aprender brincando: estudo de caso na Pré-escola Municipal Tio Patinhas Caiçara/PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.