Resumo:
A leitura e a escrita são um conjunto de habilidades, de comportamentos e conhecimentos que se complementam, assim compõem o processo de produção do conhecimento. Contudo, tanto a criança quanto o adulto letrado, passam a ter outra condição social e cultural, mudam seu modo de viver e consequentemente de pensar o mundo. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no 2º ano do Ensino Fundamental I. Nesse sentido o trabalho estrutura-se da seguinte forma: iniciamos com uma introdução; em seguida discorremos sobre as concepções de leitura e escrita; dando continuidade refletimos sobre leitura e escrita no ensino fundamental e o incentivo à leitura e escrita na escola; prosseguindo, descrevemos a metodologia, focando os procedimentos e abordagens, a contextualização do campo de pesquisa, os dados coletados e análise; e por fim abordamos as considerações finais. Sendo assim para fundamentar a pesquisa recorremos a: Cagliari (2003), Ferreiro (1995), Fuza (2007), Piaget (2003), Pangel (2012 ), Vigotsky (1993), entre outros). Como resultado da investigação, concluímos que o incentivo à leitura, principalmente nas ´séries iniciais da vida estudantil é fator determinante para desenvolver o gosto e prazer pela leitura e escrita, e se formar leitores pela vida a fora.
Descrição:
SIMÕES, P. F. E. de S. O desenvolvimento da leitura e da escrita no 2º ano da Escola Municipal Fundamental "Joaquim Florentino de Medeiros" - Bananeiras/PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.