Resumo:
O Ensino da Disciplina de Geografia é algo prazeroso quando repassado com a metodologia adequada a cada expressivo conteúdo que a mesmo detém em sua grade curricular. O tripé que se baseia a investigação deste trabalho é: Currículo, Professor e Metodologia; trio que, quando harmônico e de posse dos Recursos Tecnológicos apropriados, terão e serão o sucesso em dada aula. Então, Investigar se o Ensino da Geografia encontra-se atualmente na sua Base Introdutória que é o Ensino Fundamental, utilizando de Recursos Tecnológicos existentes para facilitar a compreensão, embasamento teórico, conhecimento de mundo, informações midiáticas, atrativos metodológicos desta disciplina geograficamente envolvente por natureza: a Geografia. Utilizamos das seguintes ferramentas Metodológicas, quais foram aplicadas nas três Escolas estudadas: Observação da aula; Entrevista com o Professor da turma; Entrevista com um Grupo Focal de Discentes – de cada turma; Questionário aplicado aos 100% do alunado presente – qual alimentou o resultado estatístico desta pesquisa; questionário ao setor administrativo da Unidade de Ensino e registro fotográfico. Selecionamos uma escola de cada esfera de Rede: uma representando a Rede privada: Educandário Paulo Freire; a Estadual: Dr. José de Melo; e a Municipal: Professora Luquinha, todas localizadas no munícipio de Dona Inês/PB, na área Urbana da cidade. Portanto, aqui vai ser possível apreciar e o resultado da pesquisa em quatro visões: professores, alunos, pesquisadores e o do resultado consolidado e exato estatisticamente.
Descrição:
RODRIGUES, I. C. C. de. A. Ensino: recursos tecnológicos x geografia - inserção das tecnologias na prática de ensino da geografia no município de Dona Inês - PB. 2012. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.