UEPB - Repositório Digital

Tapete literário: processo de aprendizagem dinâmica para crianças do ensino fundamental (I) na Escola Arnoud Dantas do Nascimento - Cacimba de Dentro/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Mayara Gomes de
dc.date.accessioned 2018-04-25T15:11:31Z
dc.date.available 2018-04-25T15:11:31Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16482
dc.description LIMA, M. G. de. Tapete literário: processo de aprendizagem dinâmica para crianças do ensino fundamental (I) na Escola Arnoud Dantas do Nascimento - Cacimba de Dentro/PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisou, a partir de uma experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita de contos, e atividades do cotidiano com estudantes do 4º ano A (turno matutino), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaud Dantas do Nascimento. Esse estudo teve como lócus de pesquisa uma escola da rede Municipal de ensino que funciona no município de Cacimba de Dentro- PB. Escolheu-se analisar um projeto específico desenvolvido como demanda de incentivo à produção pedagógica durante a disciplina de Estágio Supervisionado da UEPB, como finalidade de relatar nossas experiências vivenciadas na aplicação do projeto. Nesse sentido, definimos como tema o projeto “TAPETE LITERÁRIO: PROCESSO DE APRENDIZAGEM DINÂMICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (I)”. O foco se deu a partir da observação participante, pois, como professora, há alguns anos, foi possível observar e acompanhar os passos e as dificuldades encontradas entre os estudantes, para que possam ampliar a sua capacidade de leitura e escrita e para que tenham estimulo e prazer em ler, além de vivenciar com os colegas a capacidade imaginativa para a ideia da magia da leitura, proporcionado pela literatura. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Alves (1010) Piaget (2010), Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Penet (1998), Moura e Aquino (2014); Fiorenze (2003); Lira e Salustiano (2013); Xavier (2014); Cunha (2012), Teles (2003), Kramer (2012), dentre outros. O método de pesquisa foi definido como análise qualitativa com observação participante, uma vez que o mesmo permitiu compreender a rotina das crianças, a interação, socialização e avanços no processo de ensino aprendizagem, tanto dentro das regras formais, quanto das experiências vividas. Além disso, optou-se por trabalho de pedagogia de projetos e pesquisa, com visita, a biblioteca da escola, sacola literária e construção de livros de história e contos para despertar o interesse pela leitura e escrita, para ir além da fantasia, viajando através do tapete literário. Consideramos, então, que o trabalho logrou êxito e, entre as muitas atividades desenvolvidas e analisadas, representou um importante meio de incentivo aos processos de leitura e escrita dos estudantes que participaram da pesquisa pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tapete literário pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Tapete literário: processo de aprendizagem dinâmica para crianças do ensino fundamental (I) na Escola Arnoud Dantas do Nascimento - Cacimba de Dentro/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta