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A literatura infantil como meio de melhoramento na leitura: o exemplo do grupo escolar Maria Rufino de Moura, Mulungu/PB

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dc.contributor.author Silva, Maria das Graças Cruz de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-04-25T16:36:47Z
dc.date.available 2018-04-25T16:36:47Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 374.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16507
dc.description SILVA, M. das G. C. de O. A literatura infantil como meio de melhoramento na leitura: o exemplo do grupo escolar Maria Rufino de Moura, Mulungu/PB. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract No Brasil, a escola tem um papel de assegurar o contato com livros desde a primeira infância: manear as obras, interpretar as ilustrações e começar a desvendar o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que se devem expor os diversos gêneros à turma. Apesar dos melhoramentos no desempenho dos estudantes em leitura ao longo das últimas décadas, ainda são existentes dificuldades das escolas brasileiras. O que levou a realização deste projeto foi à falta de estímulo encontrado nos alunos, pois, em sua grande maioria, são filhos de analfabetos, e não tem contato com o mundo dos livros. Como todo ser humano, a criança é um ser social e histórico que nasce com capacidades cognitivas, afetivas e sociais, possuem uma natureza singular, tem desejos de estarem próximas às pessoas e é apta para interagir e aprender com elas. Não basta apenas saber ler e escrever, mas utilizar o que foi escrito e lido, desenvolver sentido e melhor condição de comunicação. Assim projeta-se um futuro de sujeitos críticos e atuantes dentro de uma sociedade oferecendo-lhes o direito de ir além do que se vê e do que lhes mostram. Consequentemente, alfabetizar é dar condições de letramento proporcionando espaços críticos voltados para a leitura e escrita. Utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, tendo como ponto de partida a realidade concreta do cotidiano dos próprios alunos e de suas experiências reais. Além disso, buscou-se alicerce em artigos, monografias, sites e livros que abordavam o tema, como por exemplo: DUTRA, D. I. (2009.); LDB-Lei de Diretrizes e Base (1996) e o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aparelhos como o rádio, a televisão, a internet, entre outros, estão modificando paulatinamente a relação do leitor contemporâneo com a palavra escrita. Ao entrar na escola, o aluno se depara com uma realidade não vivida por ele antes, que o faz ficar confuso. Essa é a realidade de inúmeras crianças pobres e menos favorecidas social e economicamente. Parafraseando Paulo Freire, “educar uma criança é um ato de amor”, portanto, devem ser obtidos resultados qualitativos, não quantitativos, de desempenho escolar. Sendo assim, ler é uma atividade mental, que exige operações intelectuais que vão além da dedução. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title A literatura infantil como meio de melhoramento na leitura: o exemplo do grupo escolar Maria Rufino de Moura, Mulungu/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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