Resumo:
Atualmente a sociedade passa por inúmeras mudanças, muitas delas significativas
na forma de vida do ser humano e assim o ensino não passa despercebido a essas
mudanças. A Química apresenta um papel relevante em todas as outras áreas das
Ciências Naturais Básicas e Aplicadas. A aprendizagem de Química deve possibilitar
aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo
fisco de forma abrangente e integrada. O presente estudo tem como objetivo realizar
um levantamento bibliográfico sobre a criatividade no processo de ensino-
aprendizagem de Química. O estudo em foco trata-se de uma pesquisa bibliográfica.
Para a construção do presente estudo foram lidas 50 biografias, porém só foram
utilizadas 43 por demonstrarem maior relevância com a temática. Os descritores
utilizados nos bancos de dados foram: Aluno. Criatividade. Ensino Médio.
Experimentação. Lúdico. Química.Após a organização dos dados estes foram
descritos para melhor compreensão das referências no tópico dos resultados e
discussão. Conclui-se que o ensino de Química através da criatividade pode ser
essencial para uma melhor aprendizagem nesta disciplina pelos alunos. A
experimentação através dos recursos didáticos contribui para uma melhor
compreensão das teorias e conceitos que envolve os conteúdos da Química.
Descrição:
COSTA, J. R. A importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem de Química: uma análise na literatura. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.