Resumo:
Este trabalho analisou as práticas pedagógicas com o uso de músicas e de cantigas de roda enquanto instrumentos de aprendizagem na Creche Pré-Escola Formosina Maria da Conceição-Belém/PB. Para tanto, foi necessário fazer uma caracterização geral da Creche Pré-Escola; observaram-se as práticas educacionais a partir do Projeto de Leitura desenvolvido na escola, dentro do contexto das músicas infantis e cantigas de roda; acompanhou-se o desempenho e o desenvolvimento educacional das crianças matriculadas, que são de 01 ano e 06 meses até 05 anos de idade. Esse trabalho também nasceu depois da realização do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, que ocorreu com a Turma Pré-Escolar II. Na pesquisa foi definido o campo musical a partir das músicas tema: “Boneca de lata” (Bia Brendon); “Escravos de Jó” (Domínio Popular); “A linda rosa juvenil” (Palhaço Carequinha); “A Casa” (Vinicius de Moraes); “O Pato” (Vinicius de Moraes); em que se trabalharam as diferentes áreas do conhecimento como: I) Linguagens; II) Matemática; III) Identidade e Natureza; IV) Arte e movimento. A base teórica para a pesquisa se deu a partir de autores como: (BELLOCHIO, 2014); (BRITO, 2003); (SNYDERS, 1997); (BARROS, 2010), entre outros que tratam sobre educação, música e aprendizagem . A metodologia consistiu na pesquisa empírica com observação direta. Foi uma pesquisa qualitativa, com registro de imagens a partir da realidade do chão da escola. As dinâmicas com musica, danças e interpretações lúdicas foram fundamentais para analisarmos as diferentes possibilidades pedagógicas do aprender cantando e brincando.
Descrição:
FERREIRA, M. G. de S. Músicas e cantigas de roda como instrumento de aprendizagem na Creche Pré-Escola Formozinha Maria da Conceição - Belém/PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.