Resumo:
Este trabalho é resultado de um estudo realizado através de pesquisas bibliográficas, relato de experiência referente a realização do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e da análise de questionário aplicados a uma amostra de 7 (sete) professores colaboradores do Ensino Fundamental I, discutindo a importância da disseminação da cultura afro nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O embasamento teórico volta-se a discutir e expor a relação que há entre falta de conhecimento e preconceito, abordando o processo de ensino- aprendizagem e a formação de autoestima, as limitações do ensino de História e cultura afro-brasileira, refletindo sobre o papel da escola no processo de socialização. Na sessão voltada aos resultados expomos os dados obtidos a partir dos questionários, mostrando que há esforços para incluir a História e a cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil. Abordamos ainda a importância da formação de professores para uma educação étnico-racial capaz de promover um ensino desprovido de preconceitos, voltado a práticas que gerem igualdade. Por fim apresentamos as considerações finais que obtivemos a partir do presente estudo.
Descrição:
BARROS, J. P. de. Diversidade cultural e ensino: importância da disseminação da cultura afro nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.