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A Educação infantil no município de Pilões - PB: uma experiência da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil Ilma de Souza Ramalho

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dc.contributor.author Travassos, Renata Eline Aleluia
dc.date.accessioned 2018-05-02T18:04:32Z
dc.date.available 2018-05-02T18:04:32Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.issn CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16537
dc.description TRAVASSOS, R. E. A. A Educação infantil no município de Pilões - PB: uma experiência da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil Ilma de Souza Ramalho. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A Educação Infantil no Município de Pilões -PB: Uma experiência da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil Ilma de Souza Ramalho”, tem como objetivo principal apresentar a importância da Educação Infantil e da infância nos primeiros anos de escolaridade, bem como sua história ao longo dos anos e as práticas educativas utilizadas na escola campo de estudo. Este trabalho é também oriundo da necessidade de se articular a teoria à prática docente, primando por uma práxis consciente no fazer pedagógico cotidiano. Através do estágio supervisionado II, ocorreram as trocas de experiências com sujeitos originários da comunidade escolar, as observações acerca das relações estabelecidas na escola, a busca investigativa do tema em foco e a nossa atuação em sala de aula. A metodologia de trabalho aconteceu em dois momentos distintos: no primeiro momento, foi realizada a observação do espaço da escola campo de estágio a diagnose do objeto de estudo, a revisão bibliográfica e a sistematização do trabalho de intervenção. No segundo momento, foram desenvolvidos projetos de intervenção onde ocorreu a apresentação da proposta de trabalho e o desenvolvimento de atividades didáticas condizentes com o grau de complexidade de cada turma, bem como, com a realidade social de cada grupo de alunos em atendimento, assim como entrevistas com as professoras da educação infantil pertencentes ao corpo docente da escola. De acordo com os resultados da pesquisa, podemos considerar que a maioria dos entrevistados acredita que a utilização das brincadeiras é importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança e as docentes consideram a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem, as utilizando em suas práticas pedagógicas naquela instituição de ensino. Podemos entender que a função da educação infantil é ajudar a criança na socialização, aprendizagem, desenvolvendo habilidades e suas necessidades básicas, considerando o brincar como importante para o desenvolvimento infantil. Verificamos também na realização da pesquisa que a maioria das professoras entrevistadas tem formação em Pedagogia, sendo outras pós-graduadas e a maioria delas com prática em atuação no magistério nesta etapa da educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Jogos lúdicos pt_BR
dc.subject Brincadeiras educativas pt_BR
dc.title A Educação infantil no município de Pilões - PB: uma experiência da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil Ilma de Souza Ramalho pt_BR
dc.type Other pt_BR


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