Resumo:
O presente trabalho aborda o processo de construção da leitura e da escrita nos anos iniciais no ensino fundamental, demonstrando a importância de adquirir diariamente hábitos saudáveis de leitura e escrita. Verifica-se a influência do processo de mediação entre gestão e professor, do papel ético e comprometido da família e da escola para que os educandos desenvolvam as habilidades de leitura e escrita na construção do ensino-aprendizagem. O objetivo geral é analisar reflexivamente o processo de leitura e escrita, pois através da leitura e da escrita adquirem-se saberes e conhecimentos sociais, culturais, valores e experiências com o mundo e com os outros. O objetivo específico é aprofundar o entendimento sobre as dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita por parte de professores e alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Através dos resultados do assunto investigado, foi possível compreender, que há muitos desafios por parte da escola e dos educadores na busca de alfabetizar e letra competentemente, como também, formar alunos leitores nos diversos contextos sociais. Nota-se que o despertar do gosto e o prazer pela escrita e leitura é um processo de construção no ensino-aprendizagem.
Descrição:
ALMEIDA, R. T. de. O processo de construção da leitura e da escrita nos anos iniciais. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.