Resumo:
O estudo deste trabalho busca apresentar a realidade acerca da importância da leitura nas séries iniciais para tratar deste tema, tomamos como base a turma do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Noemi de Holanda Mariz” na cidade de Sapé - PB. A referida Unidade de Ensino nos forneceu dados e oportunidades para que a prática fosse executada com o objetivo de sabermos como se trata a realidade comum, tanto do trabalho do docente como da aprendizagem dos alunos, e as dificuldades encontradas nesse processo educativo. Embora a Educação de qualidade seja um direito de todos, não há garantia de que esse direito seja de fato efetivado, muitas vezes por negligência dos próprios discentes como dos docentes ou até mesmo de um sistema que não contribui para a execução plena e correta desta ação. No entanto a não garantia desse direito reflete na qualidade do trabalho pedagógico do docente em suas praticas realizadas, desta forma se faz um desafio criar mecanismo que sustente essa garantia para que se torne algo com defasagem. O processo de leitura é algo que necessita de habilidades que precisem ser construída logo no inicio, esta ação precisa ser construída de forma continua para que se torne algo que nos traga prazer, para que adequando a esta realidade se tornem cidadãos que futuramente participem ativamente da sociedade ao quais estão inseridos.
Descrição:
SILVA, E. O. da. A importância da leitura nas séries iniciais. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.