dc.contributor.author |
Salvador, Tiago |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T17:34:38Z |
|
dc.date.available |
2018-05-07T17:34:38Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 960 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16550 |
|
dc.description |
SALVADOR, T. O teatro e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em sala de aula: um diálogo possível. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A discussão que perpassa o ensino de história nos tempos atuais nos coloca desafios a serem superados. No contexto do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena a atenção à superação dos tantos obstáculos que se colocam é, ainda mais intenso. Neste trabalho discutimos alternativas possíveis para o ensino de história e para a inserção da lei 10.639/2003 e 11.645/2008 que obriga o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nas escolas públicas e privadas de ensino na educação básica no Brasil. Essa foi uma vitória resultante das lutas dos movimentos sociais negros e indígenas no país. Em suma, a implantação dessas e de outras políticas públicas de ações afirmativas, evidencia o protagonismo do negro e do índio e sua importância no contexto da história do Brasil e do mundo. A busca por ferramentas eficientes para tratar das referidas leis no contexto da sala de aula, tem sido um desafio que poucos professores solucionaram, na perspectiva de tirar o aluno da condição de ouvindo passivo e possibilitar o protagonismo das populações negras e indígenas acerca da abordagem das relações étnicos-raciais em sala de aula. Assim sendo, a linguagem teatral e os jogos teatrais enquanto expressão artística e linguagem educacional por excelência, toma emprestada as emoções de quem as pratica e propicie um ambiente favorável para inserção dos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena numa ação espontânea, fazendo da sala de aula um espaço de criação e construção do saber através do lúdico. A nós professores e professoras essa linguagem se coloca como uma potente possibilidade pedagógica para sanar a problemática em questão, pois no aluno o mais importante é proporcionar a vivência do conteúdo de modo que ele se aproprie do mesmo. Essa prática vai além de uma metodologia sistemática de ações que não surtem efeito, nem mesmo em quem as executam. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Waldeci Ferreira Chagas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura africana |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos teatrais |
pt_BR |
dc.title |
O teatro e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em sala de aula: um diálogo possível |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |