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A linguagem musical dentro do contexto de ensino/aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na creche Santo Antônio-Cuitegi/PB

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dc.contributor.author Miranda, Azenaite Maria
dc.date.accessioned 2018-05-07T18:00:49Z
dc.date.available 2018-05-07T18:00:49Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16570
dc.description MIRANDA, A. M. A linguagem musical dentro do contexto de ensino/aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na creche Santo Antônio-Cuitegi/PB. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo entender e apresentar contribuição da linguagem musical e de sua influência no processo de desenvolvimento psicossocial das crianças na Educação Infantil, bem como analisar como a música é trabalhada pedagogicamente na Creche Santo Antônio, que está situada a Rua Santa Paula Franssinetti, Bairro Santo Antônio na cidade de Cuitegi - Paraíba, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança que se envolve com essas atividades. Pode-se dizer que a música sempre manteve ligação direta com o homem podendo ser tida também, como meio pedagógico de ensino/aprendizagem para o alcance de muitos outros objetivos propostos, da mesma forma que possibilita uma escala de estímulos vindos do trabalho exclusivo desta arte. A escola de qualquer modalidade sempre está em busca de novos meios para que seus alunos se sintam integrantes de um sistema importantíssimo para sua vida; a música vem a encontro por estimular aspectos cognitivos, motores e sociais. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo e quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Para obtenção dos resultados, utilizou-se de um questionário elaborado com 10 questões pertinentes ao estudo, e aplicado a 8 profissionais da área, sendo 5 professoras, 1 gestora da creche e 2 coordenadoras pedagógicas que atuam na Educação Infantil. Percebeu-se que as professoras trabalham a música dentro de suas características docentes. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da música na educação, tomamos como base teórica os autores: Bastian (2009), Borges (2003); Brasil (1998); Brasil (2016); Brito (2003); Carmo e Miheirie (2007); Fonterrada (2008); Gainza (1988); Jeandot (1990); Krzesonki e Campos (2006); Paz (2000); Romanelli (2009); Rosa (1990), Sekeff (2007); Zagonel (2012) e Wazlawich. Conclui-se, assim, que a música é um ótimo artifício que se levado para sala de aula pode facilitar o processo de desenvolvimento dos alunos na aquisição do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A linguagem musical dentro do contexto de ensino/aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na creche Santo Antônio-Cuitegi/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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