Resumo:
O presente estudo tem como objetivo discutir as interfaces existentes entre Educação e Comunicação, bem como contribuir para a inserção da Mídia-Educação no espaço escolar a fim de fomentar práticas de ensino que contemplem a formação de sujeitos críticos mediante a leitura/interpretação de conteúdos midiáticos. Uma das inquietações que motivou a pesquisa foi o seguinte questionamento: Como a escola pode contribuir para formar esses sujeitos críticos frente aos conteúdos midiáticos, se não tem acesso aos postulados da Educomunicação? Assim, o estudo procurou alcançar os seguintes objetivos: refletir sobre a relação comunicação e educação; propor a introdução e o entendimento da mídia como fonte de contribuição didática. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas de autores como Baccega (2005), Porto (2003), Gaia (2001), Belloni (2001), Braga e Calazans (2001), entre outros. Entrevistamos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, localizada na cidade de Gurinhém-PB, para sabermos como o termo mídia é apreendido por eles, utilizando questionários e procedimentos característicos da análise de conteúdo. Constatamos que é preciso incluir no currículo escolar práticas pedagógicas que atentem para as propostas da Educomunicação, promovendo a mediação integral de todas as mídias/meios de comunicação a fim de viabilizar uma formação contextualizada, significativa e que escute as vozes dos sujeitos sociais/alunos e desta forma, educando para a cidadania.
Descrição:
MATA, I. P. de. L. B. A mídia na escola: percepções e apropriações dos alunos do ensino fundamental. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.