Resumo:
Este trabalho refere-se sobre a importância da brincadeira na aprendizagem da criança, na fase inicial da educação infantil. Nesta fase a estratégia do brincar torna-se importante devido à influência que exerce nos alunos, pois quando envolvidos emocionalmente na ação das brincadeiras o processo de ensino e da aprendizagem não demanda maior esforço. Para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros e sites que tratam sobre o tema, além de um questionário aplicado em professora da educação infantil na atividade de campo. Ao professor se faz necessário um olhar sensível ao potencial do aluno no brincar, as prioridades em seu planejamento quando tentar interpretar e descriminar o que está acontecendo naquele momento, bem como, propor brincadeiras que desafiem os seus alunos através de oportunidades criativas. Por contribuir para a aprendizagem da criança e seu desenvolvimento, o professor da educação infantil deve considerar as brincadeiras suas parceiras na prática pedagógica.
Descrição:
SOUZA, Maria da Conceição Borges de. O brincar no desenvolvimento da aprendizagem da educação infantil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]