Resumo:
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação de hábitos para a leitura na infância é o que este artigo vem analisar. A literatura infantil é o elo mágico que liga a criança da educação infantil, primeira etapa da educação básica, ao mundo maravilhoso dos contos de fadas, fábulas e demais estórias contidas nos mais variados suportes literários, porém o que vai instigar à vontade na criança pelo mundo literário é a forma com que pais e professores repassam a leitura para ela. É necessário, então, que os livros sempre estejam presentes na vida dos alunos tornando-se essa leitura mais que especial e prazerosa, já que uma boa literatura desenvolve a interação, a cognição, além de ser uma fonte de fantasia e prazer. Para a elaboração desse trabalho foi realizada uma pesquisa teórica, que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de autores como: Abramovich (2008); Cunha (1990); Cunha (2003); Girardello (2006); Rocha (1983); Sisto (1992); Mackey e Reganhan (2009); Paço (2009). O referido artigo aborda questões como a importância da educação infantil, os desafios da literatura infantil, a formação do profissional da educação infantil, a prática da literatura em sala de aula e concluiu-se ser fundamental a utilização dessa ferramenta em sala de aula para despertar pequenos leitores, principalmente da educação infantil e estimulá-los a viver o mundo da imaginação, que nem sempre pode ser experimentado na realidade.
Descrição:
NASCIMENTO, Ana Flávia Viana. A importância da literatura na educação infantil. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Artigo]