dc.contributor.author |
Silva, Marinalva Gomes da |
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dc.date.accessioned |
2018-06-15T20:33:41Z |
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dc.date.available |
2018-06-15T20:33:41Z |
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dc.date.issued |
2017-11-18 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.5 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16815 |
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dc.description |
SILVA, Marinalva Gomes da. A importância da psicomotricidade para a educação infantil. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia] |
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dc.description.abstract |
Este estudo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico,tem como objetivo analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil como agente de socialização e principalmente da aprendizagem que é um processo global que envolve todo o corpo. A Psicomotricidade tem a finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano. A Psicomotricidade num enfoque psicopedagógico quer destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade que existe na etapa da Educação Infantil e facilitar o desenvolvimento global da criança. Será relatado também as experiências dos projetos de intervenção nos Estágios Supervisionados em Gestão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvidos em instituições públicas municipais. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: Pimenta e Lima (2004), Oliveira (2005), Kishimoto (2009), Melo, Brandão e Mota (2009), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Com a elaboração da presente pesquisa foi possível constatar, partindo de concepções de vários autores que a educação psicomotora se faz possível quando o trabalho é desenvolvido com êxito desde os primeiros anos de vida facilitando no seu processo de ensino e de aprendizagem. Por fim, verificamos que a formação e a qualificação do profissional da Educação Infantil são de suma importância para sua atuação no campo pedagógico junto às crianças, pois os mesmos devem ter os conhecimentos adequados sobre a psicomotricidade para o desenvolvimento de seu trabalho, utilizando várias estratégias que favorecem na formação da criança. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Valdecy Margarida da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação infantil |
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dc.subject |
Estágio supervisionado |
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dc.subject |
Psicomotricidade |
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dc.title |
A importância da psicomotricidade para a educação infantil |
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dc.type |
Other |
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