Resumo:
Vários desafios marcaram a trajetória dos estágios supervisionados em gestão, educação infantil e ensino fundamental pelo qual possibilitou desenvolver o trabalho de conclusão de Curso, nas series iniciais. Diante do andamento do estagio supervisionado foi possível perceber a fragilidade metodológica com as crianças na leitura e partimos para esse aprofundamento da temática. Utilizamos neste trabalho uma pesquisa bibliográfica, com leitura e discussão de textos relacionados à gênero e fábulas , além de uma pesquisa de campo, que consistiu em uma coleta de dados por meio de entrevistas realizadas com as professoras do quarto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cônego Antônio Galdino na cidade de Puxinanã. Foi aplicado o projeto de intervenção sobre Gênero Fábulas para iniciar a construção pedagógica de incentivo ao habito da leitura de forma mais dinâmica. A proposta de trabalho com fábula não só foi prazerosa como também proporcionou resultados positivos, uma vez que os alunos tiveram contato com textos lúdicos, curtos e de fácil compreensão. Produzindo reflexões sobre conduta comportamento aspectos cognitivos e pedagógicos possibilitando uma interação mais significativa e valorosa.
Descrição:
MARQUES, Edilene Santos. O gênero fábula como auxílio na formação de leitores nas séries iniciais. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]