Resumo:
O TCC apresenta como objetivo uma reflexão ativa sobre a importancia da Educação Ambiental dentro do ambiente escolar e especificamente indentificar na escola ações ambientais com as crianças no desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa surgiu do estagio supervisionado em pedagogia no ensino infantil e series iniciais ,trata-se de uma pesquisa básica bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa na escola Municipal Francisco Joaquim do Nascimento localizada no povoado Malhada, Municipio de Gurjão-PB. Foram feitas observações e conversas informais e formais com os entrevistados da escola-alvo da pesquisa. A análise se deu a partir, unicamente das respostas nas entrevistas e, a partir delas as informações foram colhidas e analisadas. Foi realizada uma oficina com objetivo de produzir brinquedos “jogos” viabilizando ludicidade na sala de aula e promovendo educação ambiental. A Escola apresenta proposta pedagogicas sobre o meio ambiente, a professora Maria desenvolve um projeto com reutlização de materiais tipo garrafas pet e constroem com as crianças brinquedos como jogos viabilizando uma melhor compreenssão da ludicidade no ambiente formal .O professor precisa pensar na educação e no meio ambiente sob uma perspectiva provocadora, tendo como premissas o exercício da cidadania quanto ao acesso aos bens ambientais, enfocando o caráter coletivo de sua responsabilidade pela sustentabilidade local e planetária.
Descrição:
COSTA, Fabiana Cândido. Educação ambiental: reflexões na escola com as professoras. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]