UEPB - Repositório Digital

Metodologias interativas em educação em genética: Estudo de caso em extensão universitária com estudantes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Ruth Burity de
dc.date.accessioned 2018-06-18T18:09:05Z
dc.date.available 2018-06-18T18:09:05Z
dc.date.issued 2017-04-17
dc.identifier.other CDD 576.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16845
dc.description FARIAS, R. B. de. Metodologias interativas em educação em genética: Estudo de caso em extensão universitária com estudantes. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O conteúdo de genética é bastante discutido no intuito de se buscar alternativas que desintegre os paradigmas reprodutivistas de educação e facilite a interação ensino- aprendizagem. Diante disso, incorporar metodologias alternativas que facilitarão as conexões entre professores, conteúdo e alunos fornece o efeito desejado aumentando o interesse do aluno e seu envolvimento como agente principal na formação do seu próprio conhecimento. Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a aplicabilidade dessas metodologias no curso de atualização em educação em genética realizado durante a execução do projeto de extensão: Genética vai à escola: utilização de metodologias interativas no ensino genética. Os dados foram coletados a partir de questionários estruturados fechados e calculados quantitativamente através da análise de gráficos. Os resultados mostraram que 48.7% consideraram o fato de que usariam as práticas aplicadas no curso caso fossem professores, pois superou expectativas e o item foi plenamente atendido, enquanto 48% consideraram como item bem-atendido, ou seja, também utilizariam essas práticas em sala de aula. Concluiu-se então, que o uso de metodologias interativas se mostrou relevante diante de uma temática considerada por vários estudiosos como de difícil compreensão e assimilação que é a genética, essa eficácia pôde ser mais uma vez testada e ampliada, pois abrange alunos de licenciatura em Biologia que posteriormente estarão exercendo sua profissão, bem como professores que já encontram-se no campo de profissão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Simone Silva dos Santos Lopes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Genética pt_BR
dc.subject Modelagens didáticas pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Práticas de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Metodologias interativas em educação em genética: Estudo de caso em extensão universitária com estudantes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta