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Compro, logo sei que existo: a telenovela como indústria de consumo

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dc.contributor.author Grangeiro, Glaucenilda da Silva
dc.date.accessioned 2013-08-22T16:11:36Z
dc.date.available 2013-08-22T16:11:36Z
dc.date.issued 2013-08-22
dc.identifier.other CDD 907.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1692
dc.description GRANGEIRO, G. da. S. Compro, logo sei que existo: a telenovela como indústria de consumo. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Com a chegada da televisão no Brasil em 1950, os brasileiros passaram a receber em suas residências a visita de personagens que aos poucos vão tornando-se íntimos e assíduos em seus lares. A cada ano, esse até então recente meio de comunicação, ganhava mais espaço na sociedade. As telenovelas surgem nesse contexto a partir de 1951, advindas de adaptações de radionovelas, acabam por conquistarem o público por meio das histórias de seus personagens, que buscam envolver o espectador com sua vida pessoal. Percebendo essa relação de identificação, a sociedade capitalista por meio do mercado consumidor, busca criar mecanismos de aumento de consumo dos seus produtos, através da inserção de suas mercadorias nas tramas, associando-as aos personagens dos folhetins. O trabalho tem como objetivo abordar questões relativas à importância da televisão na vida dos brasileiros, em especial das telenovelas, e, sua influência no consumo de produtos promovidos e oferecidos pela mídia. Focando nas novelas da rede Globo exibidas no horário das 21 horas entre os anos de 2009 – 2011, a pesquisa buscou analisar o merchandising produzido em quatro novelas do período: Caminhos das Índias (2009), Viver a Vida (2010), Insensato Coração (2011) e Fina Estampa (2011). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos Adriano Ferreira de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Telenovela pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.title Compro, logo sei que existo: a telenovela como indústria de consumo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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