Resumo:
Bezerra da Silva é o narrador constituídas em uma territorialidade dos subúrbios cariocas.
(Re)conhecido pela irreverência de suas letras e modo peculiar de entoá-las, tem sua produção
fonográfica marcada pelo tropos da ironia. O presente estudo objetiva analisar as músicas de
um cantor de periferia que consegue transpor espaços com temáticas sobre o mundo do crime,
e, em especial, as drogas. Pretendemos, dessa forma, compreender os desdobramentos da
música na história cultural através da interpretação dos diferentes protestos sociais presentes
nos fonogramas do cantor, os quais foram analisados através de três etapas (o consumo, a
venda e o plantio da droga), como também em três tempos distintos (uma em 1986, outra em
1993 e a última em 2001). Estamos, portanto, articulando letra e música a uma questão
sociocultural, assim nos inserindo na reflexão da história cultural. Por fim, ressalta-se que a
música como desdobramento e ponto de produção do campo da história cultural pode revelar
o modo como o sistema social se ajusta e como os seus participantes percebem a si próprio e
ao mundo exterior, pois a concepção da cultura musical, atrelada à reflexão dos fonogramas
pela estrutura poético-verbal, não se prende na análise das letras nas canções de Bezerra da
Silva.
Descrição:
BORGES, R. P. da. S. Uma cocada, nem sempre, é apenas uma cocada:
análise das músicas de Bezerra da Silva (1986-2005). 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.