Resumo:
Este trabalho traz uma leitura da representação do negro no filme Ó paí, ó, com foco para os elementos constituidores dessa representação. O objetivo é verificar se esta representação se acerca de uma linguagem estereotipada, ideológica ou denunciativa. Para isso, será feita uma leitura comparativa entre algumas personagens, no sentido de destacar elementos que contribuem para a valorização ou a desqualificação de uma identidade negra. Esta pesquisa fundamenta-se no seguinte referencial teórico de apoio: os estudos de MUNANGA (1984, 2004 e 2006), Jorge da SILVA (1994), ARAÚJO (2004), SANTOS (2005) e Eliana CRUZ, sobre o indivíduo negro; PESAVENTO (2005) que discorre sobre identidade; Vagner SILVA (1994) ao abordar a religiosidade afro-brasileira; CAVALCANTI (2005) que discute o tráfico de mulheres brasileiras; além de BERNARDET (2004), GOMES (2009), ROSENFELD (2009), PELLEGRINI (2003), LEITE (2010), METZ (2006), BERND (1988), os quais discutem questões cinematográficas e/ou envolvendo artes afins; além de NABOKOV (1981) que ensina como ser um verdadeiro leitor. De acordo com a análise do material fílmico, constatou-se a presença de algumas personagens estereotipadas ao lado de outras representantes de uma identidade negra positiva, em que se denunciam as atrocidades cometidas contra africanos e descendentes. Dessa forma, salienta-se o caráter denunciativo da linguagem fílmica.
Descrição:
SANTOS, J. dos. A representação do negro em Ó paí, ó. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.