UEPB - Repositório Digital

A construção da argumentatividade nas redações do ENEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Venâncio, Flávia Roberta Mendes
dc.date.accessioned 2018-07-09T15:23:52Z
dc.date.available 2018-07-09T15:23:52Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.other CDD 372.623
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050
dc.description VENÂNCIO, F. R. M. A construção da argumentatividade nas redações do ENEM. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se encontra na teoria da argumentação, partindo da retórica clássica de Aristóteles, para a nova retórica de Perelman e Tyteca (2005), os estudos mais recentes sobre a argumentação de Fiorin (2017), Koch e Elias (2017) e nas abordagens da Linguística Textual de Marcuschi (2008), que concebe o texto como objeto de ensino. Tem por objetivos identificar e analisar as estratégias argumentativas mais recorrentes nas redações de candidatos que obtiveram nota máxima nos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, e analisa as redações coletadas do Manual do Candidato ENEM dos anos de 2016 e 2017, bem como do portal de notícias G1, traçando um levantamento das estratégias argumentativas mais utilizadas durante os últimos três anos do exame, a fim de estabelecer o uso do repertório sociocultural produtivo e a configuração de autoria nos textos. O trabalho se justifica pela importância do caráter argumentativo das redações, descrito nas competências dois e três, da Matriz de Referência do ENEM. Os resultados da análise apontam para o uso dos argumentos de autoridade, alusão histórica e o argumento por exemplificação, como estratégias argumentativas mais utilizadas nas redações que obtiveram nota mil. Assim, um ensino de escrita funcional e produtivo pode ser pensado com base nesse estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clara Regina Rodrigues de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Redação pt_BR
dc.subject Teoria da argumentação pt_BR
dc.subject Estratégia argumentativa pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.title A construção da argumentatividade nas redações do ENEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta