dc.contributor.author |
Venâncio, Flávia Roberta Mendes |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-09T15:23:52Z |
|
dc.date.available |
2018-07-09T15:23:52Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.623 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050 |
|
dc.description |
VENÂNCIO, F. R. M. A construção da argumentatividade nas redações do ENEM. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho se encontra na teoria da argumentação, partindo da retórica clássica de Aristóteles, para a nova retórica de Perelman e Tyteca (2005), os estudos mais recentes sobre a argumentação de Fiorin (2017), Koch e Elias (2017) e nas abordagens da Linguística Textual de Marcuschi (2008), que concebe o texto como objeto de ensino. Tem por objetivos identificar e analisar as estratégias argumentativas mais recorrentes nas redações de candidatos que obtiveram nota máxima nos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, e analisa as redações coletadas do Manual do Candidato ENEM dos anos de 2016 e 2017, bem como do portal de notícias G1, traçando um levantamento das estratégias argumentativas mais utilizadas durante os últimos três anos do exame, a fim de estabelecer o uso do repertório sociocultural produtivo e a configuração de autoria nos textos. O trabalho se justifica pela importância do caráter argumentativo das redações, descrito nas competências dois e três, da Matriz de Referência do ENEM. Os resultados da análise apontam para o uso dos argumentos de autoridade, alusão histórica e o argumento por exemplificação, como estratégias argumentativas mais utilizadas nas redações que obtiveram nota mil. Assim, um ensino de escrita funcional e produtivo pode ser pensado com base nesse estudo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Clara Regina Rodrigues de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Redação |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.title |
A construção da argumentatividade nas redações do ENEM |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |