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A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: o épico identitário de Odete Semedo

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dc.contributor.author Silva, Monaliza Rios
dc.date.accessioned 2013-08-23T15:03:15Z
dc.date.available 2013-08-23T15:03:15Z
dc.date.issued 2013-08-23
dc.identifier.other CDD 896
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1712
dc.description SILVA, M. R. A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: o épico identitário de Odete Semedo. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo defender que o gênero literário constitutivo do livro de poesias da autora guineense Maria Odete da Costa Soares Semedo é o gênero épico. Desta forma, pode-se entender que o narrador/mensageiro dos feitos heróicos do povo guineense protagoniza a narrativa nacional de Guiné-Bissau, uma vez que apresenta imagens, símbolos e representações das experiências compartilhadas do povo deste país africano pós-independente. Dialogando com as teorias de identidade cultural (HALL, 2006) e de identidade nacional (BAUMAN, 2005); as teorias de cultura nacional em Okonkwo (1998), Cabral (1998) e Fanon (1983); e as teorias de memória individual X memória coletiva apresentadas por Bosi (2009) e Halbwachs (2006), pode-se entender que o gênero épico do livro No Fundo do Canto da autora guineense supracitada mostra as marcas identitárias do povo daquele país no período de pós-colonização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosilda Alves Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura africana pt_BR
dc.subject Poesia guineense pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: o épico identitário de Odete Semedo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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