Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo propor a aplicação da Gestão Documental, no Arquivo Permanente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, CREA – PB. As atividades realizadas se deram através de Estágio Não-Obrigatório realizado em duas etapas. A primeira etapa foi realizada no período de 01 de outubro de 2014 à 30 de abril de 2015 e a segunda etapa foi realizada no período de 06 de junho de 2016 à 05 de agosto de 2016. Os procedimentos arquivísticos adotados foram: Análise Geral dos Arquivos, Higienização, Digitalização, Validação e Organização dos Arquivos, respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. A metodologia foi feita através da análise e observação direta no arquivo permanente da instituição, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizada em uma pesquisa de campo, seguindo o viés da classificação
descritiva, relatando a experiência individual e descrevendo atividades realizadas. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a preparação do acervo, por meio de digitalização com a finalidade de conversão em suporte digital, facilitando e agilizando os processos de busca e recuperação da informação, mostrando a importância e o cuidado com a documentação e os procedimentos no tocante do acesso, uso e preservação da informação. Através da aplicação do diagnóstico, foi elencado os pontos fortes e fracos no tocante a gestão documental. Nesse sentido, foi sugerido propostas de melhorias, tanto no arquivo permanente, bem como no quadro funcional da instituição.
Descrição:
FREITAS FILHO, M. A. F. de. Proposta da gestão documental no arquivo permanente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.