Resumo:
A gestão documental inserida no contexto da qualidade dos processos administrativos apresenta-se como uma ferramenta de avaliação e melhoria, capaz de garantir o devido gerenciamento aos documentos e informações arquivísticas. Este trabalho tem o objetivo de constatar como a gestão documental em arquivos setoriais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), influencia na qualidade de seus processos administrativos. Quanto aos aspectos metodológicos que embasam esta pesquisa de característica empírica e qualitativa, utiliza-se o método de observação sistemática e o diagnóstico de arquivo. Apresenta os resultados obtidos a partir das observações e do diagnóstico, que, por sua vez, resulta na prática da gestão documental na IES. Ressaltando que as funções administrativas são desempenhadas com maior eficácia se os documentos são avaliados e classificados, assim como a necessidade de assessoramento aos arquivos setoriais por parte da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e a efetivação da Tabela de Temporalidade e Plano de Classificação.
Descrição:
SILVA, A. T. da. Influência da gestão documental em arquivos setoriais na qualidade dos processos administrativos de uma instituição de ensino superior. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]