Resumo:
Tendo em vista as várias modificações que o ensino da Geografia passou ao longo
dos anos, bem como, o currículo atualizado em benefícioao desenvolvimento pleno
do educando, o presente trabalho configura-se em meio às transformações da sócio-
politicas-tecnológicas da educação para o ensino de Geografia. Sendo assim, o
objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem em
Geografia sob a perspectiva de uma educação cidadã, humana e social, a partir da
experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, discutindo como a relação
professor/aluno poder contribuir para esse processo, bem como enunciando as
maiores dificuldades que os alunos apresentam com relação à disciplina de
Geografia.O trabalho justifica-se na apreciação da situação do ensino da Geografia
frente a implicações e novas metodologias de ensino, apresentando como
metodologia a pesquisa bibliográfica baseada em alguns autores como Sposito
(2014), Callai (2001) e Cavalcanti (2006) de caráter descritivo e qualitativo, com
análise de campo de pesquisa. O presente trabalho tomou como base para a coleta
e análise dos dados a aplicação do questionário e a observação. A pesquisa foi
realizada com os 4 professores de Geografia da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Professora Lia Beltrão, Alagoinha – PB. Conclui-se que através dos
dados coletados pelos professores, o ensino de Geografia tem passado por grandes
mudanças, deixando de lado o modo tradicional de ensino e se adaptando as novas
tecnologias. Percebe-se que os professores privilegiam os conhecimentos prévios
dos alunos e se adaptam a ambientes inovadores para sua prática educacional,
utiliza-se de forma positiva das TCI´s para despertas os conhecimentos dos alunos
em sala de aula, veem a experiência do estágio como parte de grande importância
para sua formação acadêmica, onde colocaram em prática as teorias aprendidas em
sala de aula e adquiriram conhecimentos que se fazem presentes apenas na própria
vivencia docente. Utilizando-se de todo material oferecido pela escola e pelo meio
que sirva como ferramenta para solucionar problemas de aprendizagem.
Descrição:
NASCIMENTO, T. K. S. do. A relação ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão - Alagoinha/PB. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.