dc.contributor.author |
Santos, José Thiago da Silva dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-03T17:47:10Z |
|
dc.date.available |
2018-12-03T17:47:10Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 320.56 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17559 |
|
dc.description |
SANTOS, J. T. S. dos. Práticas docentes étnico-raciais: uma possibilidade de aplicação da Lei 11.645/08. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem a intenção de refletir a prática docente quando são trabalhadas em sala de aula
temáticas étnico-raciais de acordo a lei 11.645/08. Inicialmente, discutir-se-á brevemente as
questões indígenas, bem como a luta do movimento indígena na busca por direitos renegados
no decorrer de nossa história buscando, desse modo, seus espaços em nossa sociedade. Num
segundo momento se relatará a experiência em sala de aula proporcionada pelo PIBID
(subprojeto História UEPB Campus III) realizada na escola Estadual de Ensino Médio
Monsenhor Emiliano de Cristo durante o ano de 2017 na cidade de Guarabira - PB. Lá
desenvolvemos o projeto Identidade/cidadania indígena no século XXI que tinha por
objetivos aproximar o indígena dos nossos alunos e, porventura, sanar alguns preconceitos
encontrados com relação aos grupos indígenas presentes na sociedade. Como aporte teórico
para desenvolver este trabalho irá se utilizar, na perspectiva de conhecimento do movimento e
das lutas indígenas, Munduruku (2012) e como reflexão da prática docente na sala de aula as
autoras Shimidt (2009) e Bittencourt (2009). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: João Batista Gonçalves Bueno |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Questões indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.title |
Práticas docentes étnico-raciais: uma possibilidade de aplicação da Lei 11.645/08 |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |