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O presente artigo tem o objetivo de analisar a influência monetária e não monetária dos custos ambientais na formação do preço de venda, aplicado em uma empresa do setor de cerâmica vermelha do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo com a abordagem do problema descrita como quantitativa e qualitativa, e quanto ao método sendo considerado como pesquisa de campo. A unidade analisada foi a C.A. BISPO & CONSERVA, empresa do setor de cerâmica vermelho, o estudo focou o produto central da organização. Os dados foram coletados através de fontes primária e secundária, baseando-se na literatura e junto com a empresa, foram extraídos a partir de entrevistas, visitas técnicas e revisão da literatura relacionada ao tema. A análise e interpretação dos dados foram realizadas sobre precificação tomando os custos como modelo, incorporando tanto aspectos monetários quanto não monetários no aspecto ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram a aceitabilidade da ideia que os aspectos monetários e não monetários dos custos ambientais influencia na formação do preço de venda, principalmente fatores ligados à percepção socioambiental dos consumidores, que demostram grande aceitação do preço de produto do ponto de vista ambiental, embora acima dos preços praticados no mercado. A pesquisa demonstrou o custo ambiental contribuído forte para posicionar competitivamente o preço praticado pela empresa estudada no marcado. Desta forma, pode-se concluir que os aspectos não monetários do produto analisado, quando observado à luz das questões ambientais, podem possibilitar no posicionamento competitivo do preço praticado pela empresa. |
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