dc.contributor.author |
Targino Filho, José Carlos |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-10T16:36:29Z |
|
dc.date.available |
2018-12-10T16:36:29Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654 |
|
dc.description |
TARGINO FILHO, J. C. O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É notório que há uma necessidade de tentar novos métodos e maneiras mais satisfatórias para
essa relação ensino e aprendizado. A música está presente no ser humano desde o primeiro
contato na barriga da mãe, as batidas do coração iniciam uma relação sonora e afetiva entre a
mãe e o bebê. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de paródias como proposta
metodológica no ensino da geografia. Relatando desse modo, a experiência vivenciada através
do uso de paródias e ressaltar sua contribuição para o ensino da Geografia. A contribuição
dessa ferramenta didática torna a aula de Geografia mais participativa, satisfatória e
envolvente. Inicialmente, foram feitos levantamentos relacionados aos conteúdos a serem
trabalhados com a música em sala de aula; em seguida as sugestões vindas foram sendo
analisadas numa construção mais participativa e democrática com os alunos, para elaboração
das paródias e suas interpretações. A pesquisa foi realizada através das aulas de Estágio
Supervisionado III, com a intenção de se obter uma maior aproximação entre a teoria e a
prática. Ao perceber que a música aproxima professor e aluno, percebe-se que é necessário ir
além de apenas estágios; mas, lançar as sementes que o Campo acadêmico é capaz de realizar
nas escolas. Deixar uma proposta que pode somar a tantas tentativas em busca de um
melhoramento nas relações escolares. Ver nas paródias uma ferramenta didática, que envolve,
causa satisfação, facilita e possibilita troca de conhecimentos, diminuindo barreiras entre
professor e alunos. Trabalhar a música de forma planejada, compartilhada e com finalidades
estratégicas para o aprendizado de diversos temas do currículo escolar, permite avanços e
resultados qualitativos para o sistema educacional e para as relações sociais e escolares. Foi a
partir dessa experiência vivenciada, que se percebeu uma série de contribuições e evoluções
positivas nas aulas de geografia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio |
pt_BR |
dc.title |
O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |