UEPB - Repositório Digital

O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Targino Filho, José Carlos
dc.date.accessioned 2018-12-10T16:36:29Z
dc.date.available 2018-12-10T16:36:29Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654
dc.description TARGINO FILHO, J. C. O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract É notório que há uma necessidade de tentar novos métodos e maneiras mais satisfatórias para essa relação ensino e aprendizado. A música está presente no ser humano desde o primeiro contato na barriga da mãe, as batidas do coração iniciam uma relação sonora e afetiva entre a mãe e o bebê. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de paródias como proposta metodológica no ensino da geografia. Relatando desse modo, a experiência vivenciada através do uso de paródias e ressaltar sua contribuição para o ensino da Geografia. A contribuição dessa ferramenta didática torna a aula de Geografia mais participativa, satisfatória e envolvente. Inicialmente, foram feitos levantamentos relacionados aos conteúdos a serem trabalhados com a música em sala de aula; em seguida as sugestões vindas foram sendo analisadas numa construção mais participativa e democrática com os alunos, para elaboração das paródias e suas interpretações. A pesquisa foi realizada através das aulas de Estágio Supervisionado III, com a intenção de se obter uma maior aproximação entre a teoria e a prática. Ao perceber que a música aproxima professor e aluno, percebe-se que é necessário ir além de apenas estágios; mas, lançar as sementes que o Campo acadêmico é capaz de realizar nas escolas. Deixar uma proposta que pode somar a tantas tentativas em busca de um melhoramento nas relações escolares. Ver nas paródias uma ferramenta didática, que envolve, causa satisfação, facilita e possibilita troca de conhecimentos, diminuindo barreiras entre professor e alunos. Trabalhar a música de forma planejada, compartilhada e com finalidades estratégicas para o aprendizado de diversos temas do currículo escolar, permite avanços e resultados qualitativos para o sistema educacional e para as relações sociais e escolares. Foi a partir dessa experiência vivenciada, que se percebeu uma série de contribuições e evoluções positivas nas aulas de geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensaio pt_BR
dc.title O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta