Resumo:
O presente artigo apresenta à proposta de construção do Plano de Classificação Funcional da Sólida Locações. Aplica a importância de implantar um dos instrumentos de pesquisa da gestão documental para identificar e especificar os documentos através dos setores responsáveis pela produção, como também a classificação dos documentos embasada nas funções, subfunções e atividades, responsabilizadas na construção das séries documentais. No embasamento teórico, apontamos o histórico dos princípios arquivísticos que originaram as teorias e conceitos da gestão documental, os instrumentos de pesquisa, além de fundamentar a função, métodos e a utilização dos códigos numéricos na classificação, na intenção de expressar seu valor de organização para as Instituições. No campo metodológico, foi adotado o campo empírico utilizando de pesquisa bibliográfica e documental a temática em questão, bem como analisar o universo selecionando as atividades-fim, através do método de estudo de caso de abordagem qualitativa. Verificamos os dados analisados da classificação mediante a elaboração de quadros ilustrativos que demonstram as etapas para consolidar um plano de classificação, além de desenvolver o fluxo documental da empresa. Finaliza este artigo descrevendo a experiência de ter trabalhado no arquivo, instigando a necessidade de estudar o espaço físico e documental da empresa na tentativa de construir um modelo de plano que detalhe as atividades inerentes ao sujeito produtor. Subsequentemente, buscamos expressar nossa expectativa sobre o desdobramento desta pesquisa na intenção de sustentar o plano de classificação para a Sólida Locações.
Descrição:
COSTA, M. de M. F. da. A teia da classificação: proposta do plano de classificação atividade-fim da Sólida Locações. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]