Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é investigar como o uso das histórias em
quadrinhos contribui para a cotidianidade do ensino de Geografia nas series finais
do fundamental I. Nesse sentido, indagamos como as histórias em quadrinhos
podem disponibilizar elementos do cotidiano e tornar o ensino da Geografia
proveitoso e dinâmico diante do processo de ensino e aprendizagem. A abordagem
metodológica desta pesquisa configurou-se como de caráter bibliográfica, qualitativa
e exploratória. O instrumento escolhido para coleta de dados foi à observação
participante e intervenção por meio da oficina pedagógica. Os sujeitos desta
pesquisa foram os alunos do 5º ano, da escola Disney-Pensando no Futuro, situada
no município de Alagoa Grande, no Estado da Paraíba. Como embasamentos
teóricos utilizamos os autores Duarte (2016); Santos e Vergueiro (2012), Pontuschka
(2010), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Kaercher (2007 e 2010), Calazans (2008),
Callai e Azambuja (2010). Os resultados deste trabalho apontam que as histórias
em quadrinhos enquanto recurso metodológico se bem trabalhado pelo professor,
colabora significativamente no processo de ensino e aprendizagem, como também
contribui para com o que os alunos se sintam estimulados e assimilem com uma
maior facilidade os conteúdos geográficos.
Descrição:
BRITO, N. A. E. de. O uso das histórias em quadrinhos no cotidiano do ensino de Geografia nas séries finais do Fundamental I. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.