UEPB - Repositório Digital

Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Valquiria Freire da
dc.date.accessioned 2018-12-11T18:07:43Z
dc.date.available 2018-12-11T18:07:43Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17675
dc.description SILVA, V. F. da. Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é experimentar o estágio supervisionado na área de Geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN e Tacima/PB. Assim, o estágio aconteceu em duas escolas, sendo que o momento das observações ocorreu na Escola Estadual Antônia Guedes Martins (EEAGM), no município de Lagoa d’Anta/RN; O momento da regência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB. No primeiro momento, na fase de observação, optou-se pelo método qualitativo e da percepção. No segundo momento, na fase da regência, foi aplicado um projeto de ensino com a temática um olhar geográfico sobre a epidemia. Durante a observação de dez horas/aulas ocorridas no segundo semestre de 2015, foi possível identificar que a maioria das aulas ocorreu de modo expositivo, procurando relacionar os conteúdos com a realidade local, mas bastante centradas no livro didático e no quadro branco. No segundo momento, na fase de regência, ocorridas no primeiro semestre de 2016, deu-se a aplicação do projeto preparado para tal. O tema foi trabalhado em duas turmas de segundo ano, com a apresentação de slides, elaboração de cartazes e a participação dos discentes, em forma de debates e relatos de experiência familiares. Os resultados obtidos nesse trabalho, mais especificamente, na fase de regência, foram satisfatórios, dada a participação ativa do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.title Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta