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A Paleografia como uma área de conhecimento possui técnicas de transcrição que auxiliam os pesquisadores a realizar a recuperação de informações existentes em documentos manuscritos. A necessidade de seu aprendizado fica bastante clara, quando, profissionais egressos de cursos de Arquivologia e História passam a exercer suas funções com esses documentos em acervos permanentes. Mas, muitos desses pesquisadores não tiveram em sua formação a disciplina de Paleografia devido a sua ausência ou a sua não obrigatoriedade dentro dos referidos cursos, acarretando problemas, quando estes se veem diante de documentos manuscritos. Por isso, este trabalho tem como objetivo destacar a importância do aprendizado da disciplina de Paleografia para profissionais egressos de cursos de Arquivologia e História demostrando a importância do conhecimento das técnicas paleográficas em projetos que envolvem documentos manuscritos. A metodologia utilizada no trabalho abarca a análise de dados referentes à oferta da disciplina de Paleografia pelas 16 Universidades Públicas Estaduais e Federais que mantém em sua estrutura os cursos de Arquivologia e História, observando a modalidade em que a disciplina é ofertada (se obrigatória ou optativa), sua carga horária e a formação dos professores responsáveis por ministrá-la. Para realizar o levantamento desses dados foram pesquisadas as informações existentes nas matrizes curriculares dos dois cursos disponibilizadas nos sites dos Departamentos das respectivas instituições para obtenção dos contatos dos docentes a fim de reunir informações mais precisas sobre sua formação na área de Paleografia. A fundamentação teórica traz algumas obras de autores consagrados no campo da Paleografia que serviram de Base para essa pesquisa como Vera Lúcia Acioli (1994), Luis Nunes Conteras (1994), Ana Regina Berwanger (2006), Ubirajara Dolácio Mendes (2008), Ivo dos Santos Canabarro (2008), João Eurípedes Flanklin (2012), além de mostrar a importância da disciplina de Paleografia quando inserida nos cursos de Arquivologia e História e a sua aplicação prática em três Projetos distintos e em atividades de identificação, descrição e classificação de manuscritos realizada em um Projeto coordenado por professores da UEPB intitulado Projeto Santa Casa de Misericórdia da Paraíba; organização e preservação. Na apresentação e análise dos dados é observada a presença e a forma de oferta da Paleografia nos cursos de Arquivologia e História de 16 universidades brasileiras, a formação dos professores responsáveis por ministra-las e a análise critica destes tópicos que nos revela as deficiências e os problemas enfrentados pela disciplina em sua oferta como a falta de professores especializados na área tendo como consequência, muitas vezes, o encerramento da disciplina, prejudicando assim os estudantes que precisam do conhecimento paleográfico. Este estudo não objetiva o esgotamento do tema. Na verdade, ele proporciona uma visão panorâmica da oferta da disciplina de Paleografia pelas universidades públicas brasileiras que possuem o curso de Arquivologia e História, mostrando as dificuldades disciplina em sua oferta (quando não sua total ausência) o caminho trilhado pelos docentes que a ministram na busca do conhecimento de suas técnicas durante sua formação acadêmica, e a importância de seu aprendizado para todos aqueles que se aventuram pelas linhas dos documentos manuscritos. |
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