Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir o processo de gestão documental nos Registros Civis e apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito cartorial. Tem como ponto de partida a descrição histórica da origem do registro civil, primeiramente em algumas partes do mundo para, sequencialmente, mostrar como se iniciou o processo no Brasil. Em vista o valor que tais registros possuem, a metodologia utilizada neste artigo trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com fundamentação realizada em duas etapas: pesquisa bibliográfica em livros, artigos de periódicos e documentos eletrônicos, para situar os leitores sobre o que seria uma gestão documental; e uma entrevista semiestruturada com a escrivã do 1º Cartório de Registro Civil de Santa Rita – PB. Considerando a vivência diária da autora no dia a dia dentro do arquivo, esboçando detalhadamente os processos que lá ocorrem, iniciou-se o interesse em analisar e compartilhar tal importância do acervo cartorial. Conclui-se que a partir dos resultados obtidos, se observa o quanto é importante a documentação de um cartório. E que a falta de um arquivista junto ao gestor da instituição, coloca em risco toda a documentação, e consequentemente, a memória social de parte da história da humanidade.
Descrição:
MENDES, A. de V. O valor da gestão documental nos arquivos cartoriais: o estudo do 1º Cartório de Registro Civil de Santa Rita – PB. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]