Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Prof.ª Lia Beltrão que está localizada na cidade de Alagoinha-PB,
tendo como objetivo avaliar as situações enfrentadas pelos professores durante sua
profissão, tendo em vista todo o contexto existente no ambiente escolar, analisando seu
papel para a formação dos alunos bem como também uma relação harmônica entre
ambos. O professor é alvo de várias adversidades durante seu convívio com os alunos,
é possível perceber a desmotivação dos alunos e a falta de diálogo existente entre
docente e discente. Faz-se uma análise do uso de recursos que diversificam a aula e
que são de grande auxilio no trabalho do educador contribuindo de forma positiva para
a prática docente. A escolha do tema surgiu a partir da necessidade de se compreender
a importância do trabalho do professor em sala, assim como a preocupação crescente
em melhorar a qualidade do ensino de Geografia. Se propõe nesta pesquisa, analisar o
uso dos recursos tecnológicos e disponíveis na escola para a transposição de temas
variados da disciplina Geográfica com o propósito de inserir metodologias que capazes
de tornar o aprendizado dinâmico. Assim sendo tal monografia pretende mostrar os
problemas enfrentados pelos professores em sala de aula, considerando sua atuação
para a mudança dos métodos que são utilizados atualmente. As atividades que são
realizadas pelos alunos são vistas como recursos viáveis para a prática, permitindo uma
melhor comunicação entre aluno e professor.
Descrição:
SILVA, L. da. O ensino de Geografia: desafios e possibilidades para a prática docente na Escola Municipal Professora Lia Beltrão - Alagoinha/PB. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.