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Nos dias atuais, vivenciamos discussões a respeito do papel e dos direitos das mulheres em
nossa sociedade. Na contemporaneidade, os grupos feministas estão cada vez mais ativos e
geram repercussões no nosso dia a dia, mas sabemos que as lutas das mulheres não surgiram a
pouco tempo. As mulheres fizeram e fazem parte da história, muito embora tenham
permanecido no anonimato durante muito tempo. Para compreendermos a história das
mulheres em nossa sociedade, os filmes históricos se tornam uma ferramenta indispensável,
na maneira em que representam as condições sócio-políticas e econômicas das mulheres. A
fim de observar essa temática, este texto monográfico tem como objetivo geral relatar a
experiência didática vivenciada junto aos alunos e alunas em 4 turmas do 7º D, 8º E e D, e do
9º D anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário na Cidade de
Campina Grande - PB. Os filmes selecionados para a experiência didática foram “Joana
D’Arc” (dir. Luc Besson, 1999), que focaliza a mulher no período medieval e “Adeus Minha
Rainha” (dir. Benoît Jacquot, 2013), que representa as mulheres durante a Revolução
Francesa. Os objetivos específicos são: analisar as representações sobre a mulher no período
medieval e no período Iluminista; compreender como os alunos e alunas articulam as
representações das mulheres nos filmes; analisar como os alunos e alunas identificam a
representação feminina; e, conhecer como os alunos e alunas organizam sua consciência
histórica em relação às mulheres de cada época apresentada nos filmes. A metodologia
utilizada foi de caráter qualitativo, e o referencial teórico da pesquisa foi composto pelos
conceitos de história como ciência e consciência histórica, em Rüsen (2001), Reis (2015) e
Cerri (2011); o conceito de representação em, Chartier (1991); o cinema como testemunho da
história, em Ferro (1992); o cinema como fonte histórica, em Morettin (2011); o cinema como
representação histórica, em Rosenstone (2010); o filme como representação da realidade, em
Lagny (2009) e Nóvoa (2008); o cinema em espaços escolares, em Duarte (2002); a história
das mulheres, em Scott (1992) e em Soihat e Pedro (2007). No desenvolvimento das
atividades, os alunos demonstraram representar as mulheres conforme a sua historicidade.
Apesar de alguns alunos terem visões estereotipadas sobre as mulheres, os resultados
mostraram que a grande maioria incorporavam novos conhecimentos em relações as mulheres
representadas em cada contexto histórico abordado nos filmes. |
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